quinta-feira, 28 de abril de 2011

COMO TRICOTAR COM O FIO SWEET SUPER

CACHECOL

1 NOVELO FIO SWEET SUPER DA CISNE, AGULHA PARA TRICÔ Nº 4

Fazer um cachecol com o  fio Sweet Super é muito fácil e achei uma "delícia" tricotar com ele. Vou postar aqui um passo a passo de como eu fiz o cachecol. Deu um, trabalhão para fazer o passo a passo. Não sou professora de tricô e estou postando o jeito que fiz e deu certo. Espero que entendam e gostem. Confesso que quando li as instruções no verso do  rótulo fiquei com dúvidas pois o rótulo do meu novelo  havia rasgado porque o espremi  num saquinho . Não vi que o número de pontos que deveria colocar estava no final do passo a passo do rótulo. Fui logo pegando minhas agulhas curtas e coloquei 20 pontos (kkkk). Só após começar é que entendi que o cachecol era tecido na horizontal (dãããããããã!!!!). Como não gosto de cachecol muito comprido comprei um novelo só. Para 100 pontos iria precisar de 2 novelos e o cachecol ficaria com 3 metros, segundo as instruções. Então coloquei 60 pontos. Achei grande para mim, pois não sou alta, desmanchei e coloquei 48 (achei curto, argh!), coloquei 54 (ficou bom). Então me lembrei que minha filha gosta de roxo , desmanchei de novo e fiz com 60 pontos de novo (pra ela, que é mais alta, é claro), rssrssrsrsrs... Mas fiz um preto e vou fazer um vermelho para mim. Dá pra ver pelo desmancha, desmancha, como é gostoso tricotar com este fio. Em menos de 1 hora você faz um cachecol lindo. O fio é este: (olha o rótulo detonado, kkkk)

Então vamos lá:
O fio é composto de 2 pompons pequenos e uma parte alongada (de 10 cm que vou chamar de pompom grande), é como se fosse um pompom que foi esticado, intercalados por um espaço (fio) de 5 cm . No rótulo diz para colocar 100 pontos (mas aí vamos gastar 2 novelos), e após tantas "desmanchadas" e tentativas de tamanho, cheguei à conclusão que devemos trabalhar com um número de pontos divisível por 6, para que as duas pontas do cachecol fiquem iguais. O cachecol fica com as seguintes medidas (aproximadas):
48 pontos= 1,30 
54 pontos= 1,46
60 pontos =1,62
O cachecol com 1,30 fica curto. Para pesaos mais altas, pode-se colocar um broche e usar como uma golinha mais compridinha.  Se você quiser um cachecol maior que 1,62, usando apenas 1 novelo terá que fazer um cachecol mais fino, pois vai precisar colocar mais que 60 pontos na agulha. Não vai dar para fazer 16 carreiras como na instrução do rótulo.
Mais à frente vou mostrar como calcular o tamanho.


  COLOCANDO OS PONTOS NA AGULHAS (AGULHA NÚMERO 4)
1-Começaremos  por uma ponta que inicie com um fio e dois pompons pequenos-(veja foto).
Pula o primeiro pompom e no espaço seguinte, fazer um "e", Passar o fio por dentro deste "e" usando a ponta da agulha de tricô. Formaremos o primeiro ponto na agulha. Ou seja, neste 1º espaço, fazer apenas 1 ponto.
Fica assim:



2-No próximo espaço entre o pompom pequeno e o pompom grande, faremos novamente um "e", colocamos na agulha e de novo um "e" e colocamos na agulha. Então teremos feito 2 pontos neste mesmo espaço (veja foto abaixo). Ficaremos então com 3 pontos na agulha, assim:


3-Agora, pularemos o pompom grande e no próximo espaço faremos de novo um "e", mais um "e".Ou seja 2 pontos de novo no mesmo espaço. Continuar assim, fazendo 2 pontos em cada espaço. Olha como vai ficando ( veja foto, aí  já temos 5 pontos):


4- Vamos colocando os pontos na agulha desta forma. Olhem nas fotos abaixo . Numa foto já temos 9 pontos e na outra já com 11 pontos.



 5-Vamos colocando os pontos sempre desta forma até completar a quantidade de pontos que deseja, prestando atenção para o seguinte: Você deve fazer sempre 2 pontos em cada espaço, quando chegar no final , faremos apenas 1 ponto no último espaço  (como no início da carreira). No final terminaremos assim:
Pula o pompom grande, faz 2 "e" no próximo espaço , pula o pompom pequeno e depois faz apenas um "e". 



Colocados os pontos, agora vamos tricotar.
Vira o trabalho.

Início da primeira carreira: Faz 1 tricô no primeiro espaço,fica assim:


No próximo espaço da agulha direita (veja foto acima) entre o pompom  pequeno e o grande tricotaremos 2 tricôs. Estes dois pontinhos aí na agulha esquerda( fazer 1 tricô mais 1 tricô= 2 tricôs)Agora faremos sempre 2 tricôs em cada espaço. Quando chegar no final da carreira, terminar com  1 tricô. Virar o tabalho e de novo, próxima carreira, 1 tricô (no espaço) depois *2 tricô, 2tricô..........*, terminar com 1 tricô. Vai ficando assim:

E depois assim:



ARREMATE:
Para arrematar o cachecol não vamos nos desesperar. É fácil. Quando li o rótulo não entendi direito e achei que era para cortar o fio em pedaços. kkkkk. Não sei se alguém pensou como eu. Não façam isto! No rótulo diz para fazer 16 carreiras, acho que no meu fiz 15.(lembrando que usei apenas 1 novelo).
 Observaremos o seguinte. Vamos tecendo e quando o fio estiver terminando, não deixe acabar. Contar quantos gomos  de pompons grandes temos na agulha (vou chamar de gomos para facilitar, espero que dê para entender).
No caso de você fazer um cachecol com 60 pontos terá 10 gomos (com 15 pompons grandes cada). Vou postar uma foto abaixo do que eu chamo de gomos. Então no caso dos 60 pontos, tricotaremos e deixaremos sobrando um fio com 10 pompons grandes que formarão a última carreira que já é a carreira do aremate,  terminando o trabalho com 2 pompons pequenos e um fio (espaço). Se sobrar mais do que você precisa, corte depois, mas nunca teça deixando um fio com menos pompons grandes do que voce tem na agulha, senão não vai dar para fazer mais uma carreira (do arremate). Olhem na foto abaixo  o que eu chamo de gomo (na foto tem 3 gomos com 16 pompons grandes cada, porque já está arrematado). Isto é , fiz  15 carreiras + uma do arremate= 16) .Meu cachecol de 60 pontos ficou com 10 gomos destes. Deu para entender?

ARREMATANDO: Depois de deixar sobrando o fio com a quantidade de pompons que você precisa, arremataremos assim: Fazer 2 juntos em tricô ( no primeiro espaço), volta o ponto para a agulha esquerda.
Agora no 2º espaço, fazer 2juntos em t, volta o pt para a ag esquerda e de novo no mesmo espaço, 2j em tricô. (ou seja 2 j em t , 2 vezes no mesmo espaço)
No 3º espaço: (entre o pompom pequeno e o grande) 2j em t (só uma vez).
Agora você vai pegar a ponta do fio que está sobrando e vai passar todo este fio por dentro deste ponto. Eu segurei o ponto com a mão direita e passei  a ponta do fio por dentro do ponto e fui puxando com a mão esquerda. Não sou canhota . Deu deu certo assim e não embolou o fio. Ajeitar os pompons.

Aí nesta foto acima já estou arrematando. Na agulha direita tem um ponto (ficou escondido atrás do pompom pequeno) . Você vai fazendo assim , como explicado no item "ARREMATANDO",
até o final, porém terminar com um tricô e depois passa todo o fio por dentro do último ponto e pronto! Agora é só cortar o que sobrou . Não corto rente, gosto de cortar um pouco maior, queimar a pontinha com a chama de um isqueiro para não desfiar e escondo a ponta. Olhem os gomos aí abaixo.
 DICA: Uma boa dica para você calcular a metragem do seu cachecol é  a seguinte: Cada gomo deste de
pompons grandes  mais os pequenos que estão de cada lado dos grandes tem 6 pontos = 16cm. Então para saber quantos pontos você vai precisar é só calcular. Lembrando sempre de usar um nº de pontos divisível por 6. Ah! Os pontos cabem nas agulhas retas. Inclusive teci com 60 pontos usando agulhas curtas porque não achei as maiores, mas fica um pouco embolado para trabalhar, mas coube. Espero que as dicas sejam úteis . Quem gostar, pode comentar e quem tiver dúvida, pode perguntar. E se eu tiver postado alguma coisa errada depois corrijo porque já estou cansadinha, UFA!!! rsrsrsrs. Abaixo, fotos dos cachecóis prontos. OBS: roxo=foto pela metade. Preto=foto ruim. kkkk

BOM TRICÔ PARA VOCÊS.

14 comentários:

  1. É uma delícia ver a maneira gostosa como você explica.Muito obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada :) Se precisar de ajuda, pode perguntar. Bjsss

      Excluir
  2. Oi querida, consegui fazer quase tudo!! rsrsrsrs
    Sou iniciante nessa arte do trico e me confundi totalmente no arremate, não consegui fazer de maneira nenhuma!! :(
    Será que você pode me ajudar??
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera. Tudo bem?
      Claro que posso ajudar :)
      Faz tempo que fiz este cachecol e não tenho tricotado muito ultimamente, mas acho que ainda me lembro...
      Eu também não tenho muita prática, mas sou persistente e quebro a cabeça até conseguir, rsrsrs...
      Não sei se esta é a forma correta de tecer, mas deu certo e quando consigo fazer, gosto de compartilhar o que aprendi, mesmo que não seja o jeito certinho.
      Vamos lá:
      Você lembrou de deixar um fio para o arremate?
      Lembre-se: o fio que vc deve deixar para arrematar tem que ter a mesma quantidade de pompons das carreiras que vc teceu, no sentido do comprimento do cachecol, ou mais. Nunca menos. Porque a carreira do arremate vai formar sua última carreira.
      Ex: se seu cachecol tem 10 pompons grandes em cada carreira (sentido do comprimento)seu fio para o arremate deve ter pelo menos 1O também.
      Não precisa deixar muito a mais, porque daí vc aproveita bem a lã e o cachecol fica não fica muito fininho.
      Iniciando o arremate:
      Quando tiver feito as carreiras e chegando ao fim do novelo e observando se tem os pompons suficientes no fio que sobrou para o arremate, faça assim:
      No 1º espaço entre um pompom e outro (no fio) faça 2 juntos em tricô (uma vez).Pula o pomponzinho.
      No 2º espaço faça 2 juntos em tricô (duas vezes). Pula o pomponzinho
      No 3º espaço que é o próximo da agulha, entre um pequeno e um grande, faça 2 juntos em tricô (uma vez).
      Depois disso, vc pega a ponta do seu fio , enfia dentro deste ponto que vc fez e vai passando todo o fio por dentro do seu ponto. Assim vc vai prender (é como se vc tivesse feito tipo um nó) e seu pompom grande vai ficar esticadinho, paralelo ao da última carreira.
      Daí vc vai estar de novo na agulha com um espaço depois do pompom grande(entre o grande e o pequeno) e repete de novo:
      No 1º espaço faz 2 juntos....
      No 2º espaço 2 juntos (2 vezes)...
      No 3ºespaço 2 juntos ....e passa de novo todo seu fio do arremate por dentro deste ponto.
      Acho que é isto.
      Deu pra vc entender, ou confundiu mais?
      Se não conseguir, me avisa, que tenho um novelo vermelho que ainda não teci e faço um teste nele, para ver se eu expliquei alguma coisa errada. ok?
      Caso eu demore responder é porque estou sem internet durante a semana, mas no fim de semana te respondo.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada por prestigiar meu blog, que anda bem abandonado, rsrsrs...
      Bj grande
      Regina




      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom! Fico muito feliz. : )
      Espero que minhas dicas tenham sido úteis.
      Bjão

      Excluir
  4. vou comecar a fazer
    unica pessoa que explica certo é voce!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o cachecol ,mas me perdi no arremate, quando puder poderia gravar um video só arrematando, ficaria mais facil.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Poderia gravar um vídeo arrematando? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada seu blog foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  9. Olá fiquei feliz em achar alguém que explicasse usar esse fio mas te tentei o dia inteiro e não consegui fazer, minha linha se é enrolava toda no final da agulha, isso qdo não deixei escapar alguns pontos mas não vou desistir. Vou tentar outra vez e no arremate fiz tudo errado vou tentar de novo se pudesse gravar um vídeo seria muito bom obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá fiquei feliz em achar alguém que explicasse usar esse fio mas te tentei o dia inteiro e não consegui fazer, minha linha se é enrolava toda no final da agulha, isso qdo não deixei escapar alguns pontos mas não vou desistir. Vou tentar outra vez e no arremate fiz tudo errado vou tentar de novo se pudesse gravar um vídeo seria muito bom obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Nao estou conseguindo fazer o arremate dos pontos poderia me dar uma ajudinha por favor

    ResponderExcluir