sábado, 30 de abril de 2011

CACHECOL DE DEDOS

Fazer um cachecol de dedos é muito fácil e rápido. Até quem não tem habilidade com artesanato consegue fazer. Inclusive várias amigas as quais eu ensinei, até se surpreenderam quando conseguiram fazer. É divertido e fácil  e podemos ensinar até para crianças.  Pode ser feito com lã, linha ou barbante. O verde da foto foi feito com linha grossa, resto de um cachecol e os demais foram feitos com barbante grosso mesclado (tipo o barbante Barroco). Comprei bolinhas de barbante baratinho que são vendidas no quilo. Não me lembro quantos gramas comprei pois foram feitos no ano passado, mas gasta bem pouco e cada bolinha custou em média  de R$ 2,00 a R 2,50. Podemos usar restos de lã também, mas se fizermos com linha pode ser usado no verão e fica bem chique. É uma boa opção para presentear. Minhas flores foram feitas em crochê, mas quem não sabe fazer crochê pode fazer flor em tricô ou comprar aquelas flores prontas de tecido, que também fica bem legal, mesmo que a flor seja de uma cor só num tom combinando com o cachecol. A receita vocês podem encontrar no vídeo da Vitória Quintal, neste endereço: http://www.tvseculo21.org.br/mulherponto.com.  No site tem vários vídeos legais. Para este cachecol você clica em: ARTESANATO (na esquerda da tela), depois mais abaixo: "Linhas e Lãs". Na tela tem os vídeos. Vá para o rodapé da página e clique em "Próxima" até chegar no Cachecol de Dedos. A data do vídeo é 19/11/2009. Você pode também procurar no Youtube: Cachecol de Dedos com Vitória Quintal - Parte 1 e Parte 2. É tudo muito bem explicado. Bom trabalho!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CACHECOL SWEET SUPER - NOTAS

CACHECOL SWEET SUPER

Correção: Onde se lê: pesaos, leia: pessoas; aremate= arremate
NOTA: Para fazer um cachecol igual ao maravilhoso que está no rótulo, vocês vão precisar de 2 NOVELOS e não um. Usei 1 novelo, pois optei por um cachecol menor, pois em minha cidade não faz tanto frio para se usar um cachecol volumoso. Lembre-se que usando apenas 1 novelo, vocês não vão conseguir dar voltas no pescoço com o cachecol, pois ficará curtíssimo. Ele será usado normalmente (sem voltas) Se quiser maior, comprem 2 novelos.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

COMO TRICOTAR COM O FIO SWEET SUPER

CACHECOL

1 NOVELO FIO SWEET SUPER DA CISNE, AGULHA PARA TRICÔ Nº 4

Fazer um cachecol com o  fio Sweet Super é muito fácil e achei uma "delícia" tricotar com ele. Vou postar aqui um passo a passo de como eu fiz o cachecol. Deu um, trabalhão para fazer o passo a passo. Não sou professora de tricô e estou postando o jeito que fiz e deu certo. Espero que entendam e gostem. Confesso que quando li as instruções no verso do  rótulo fiquei com dúvidas pois o rótulo do meu novelo  havia rasgado porque o espremi  num saquinho . Não vi que o número de pontos que deveria colocar estava no final do passo a passo do rótulo. Fui logo pegando minhas agulhas curtas e coloquei 20 pontos (kkkk). Só após começar é que entendi que o cachecol era tecido na horizontal (dãããããããã!!!!). Como não gosto de cachecol muito comprido comprei um novelo só. Para 100 pontos iria precisar de 2 novelos e o cachecol ficaria com 3 metros, segundo as instruções. Então coloquei 60 pontos. Achei grande para mim, pois não sou alta, desmanchei e coloquei 48 (achei curto, argh!), coloquei 54 (ficou bom). Então me lembrei que minha filha gosta de roxo , desmanchei de novo e fiz com 60 pontos de novo (pra ela, que é mais alta, é claro), rssrssrsrsrs... Mas fiz um preto e vou fazer um vermelho para mim. Dá pra ver pelo desmancha, desmancha, como é gostoso tricotar com este fio. Em menos de 1 hora você faz um cachecol lindo. O fio é este: (olha o rótulo detonado, kkkk)

Então vamos lá:
O fio é composto de 2 pompons pequenos e uma parte alongada (de 10 cm que vou chamar de pompom grande), é como se fosse um pompom que foi esticado, intercalados por um espaço (fio) de 5 cm . No rótulo diz para colocar 100 pontos (mas aí vamos gastar 2 novelos), e após tantas "desmanchadas" e tentativas de tamanho, cheguei à conclusão que devemos trabalhar com um número de pontos divisível por 6, para que as duas pontas do cachecol fiquem iguais. O cachecol fica com as seguintes medidas (aproximadas):
48 pontos= 1,30 
54 pontos= 1,46
60 pontos =1,62
O cachecol com 1,30 fica curto. Para pesaos mais altas, pode-se colocar um broche e usar como uma golinha mais compridinha.  Se você quiser um cachecol maior que 1,62, usando apenas 1 novelo terá que fazer um cachecol mais fino, pois vai precisar colocar mais que 60 pontos na agulha. Não vai dar para fazer 16 carreiras como na instrução do rótulo.
Mais à frente vou mostrar como calcular o tamanho.


  COLOCANDO OS PONTOS NA AGULHAS (AGULHA NÚMERO 4)
1-Começaremos  por uma ponta que inicie com um fio e dois pompons pequenos-(veja foto).
Pula o primeiro pompom e no espaço seguinte, fazer um "e", Passar o fio por dentro deste "e" usando a ponta da agulha de tricô. Formaremos o primeiro ponto na agulha. Ou seja, neste 1º espaço, fazer apenas 1 ponto.
Fica assim:



2-No próximo espaço entre o pompom pequeno e o pompom grande, faremos novamente um "e", colocamos na agulha e de novo um "e" e colocamos na agulha. Então teremos feito 2 pontos neste mesmo espaço (veja foto abaixo). Ficaremos então com 3 pontos na agulha, assim:


3-Agora, pularemos o pompom grande e no próximo espaço faremos de novo um "e", mais um "e".Ou seja 2 pontos de novo no mesmo espaço. Continuar assim, fazendo 2 pontos em cada espaço. Olha como vai ficando ( veja foto, aí  já temos 5 pontos):


4- Vamos colocando os pontos na agulha desta forma. Olhem nas fotos abaixo . Numa foto já temos 9 pontos e na outra já com 11 pontos.



 5-Vamos colocando os pontos sempre desta forma até completar a quantidade de pontos que deseja, prestando atenção para o seguinte: Você deve fazer sempre 2 pontos em cada espaço, quando chegar no final , faremos apenas 1 ponto no último espaço  (como no início da carreira). No final terminaremos assim:
Pula o pompom grande, faz 2 "e" no próximo espaço , pula o pompom pequeno e depois faz apenas um "e". 



Colocados os pontos, agora vamos tricotar.
Vira o trabalho.

Início da primeira carreira: Faz 1 tricô no primeiro espaço,fica assim:


No próximo espaço da agulha direita (veja foto acima) entre o pompom  pequeno e o grande tricotaremos 2 tricôs. Estes dois pontinhos aí na agulha esquerda( fazer 1 tricô mais 1 tricô= 2 tricôs)Agora faremos sempre 2 tricôs em cada espaço. Quando chegar no final da carreira, terminar com  1 tricô. Virar o tabalho e de novo, próxima carreira, 1 tricô (no espaço) depois *2 tricô, 2tricô..........*, terminar com 1 tricô. Vai ficando assim:

E depois assim:



ARREMATE:
Para arrematar o cachecol não vamos nos desesperar. É fácil. Quando li o rótulo não entendi direito e achei que era para cortar o fio em pedaços. kkkkk. Não sei se alguém pensou como eu. Não façam isto! No rótulo diz para fazer 16 carreiras, acho que no meu fiz 15.(lembrando que usei apenas 1 novelo).
 Observaremos o seguinte. Vamos tecendo e quando o fio estiver terminando, não deixe acabar. Contar quantos gomos  de pompons grandes temos na agulha (vou chamar de gomos para facilitar, espero que dê para entender).
No caso de você fazer um cachecol com 60 pontos terá 10 gomos (com 15 pompons grandes cada). Vou postar uma foto abaixo do que eu chamo de gomos. Então no caso dos 60 pontos, tricotaremos e deixaremos sobrando um fio com 10 pompons grandes que formarão a última carreira que já é a carreira do aremate,  terminando o trabalho com 2 pompons pequenos e um fio (espaço). Se sobrar mais do que você precisa, corte depois, mas nunca teça deixando um fio com menos pompons grandes do que voce tem na agulha, senão não vai dar para fazer mais uma carreira (do arremate). Olhem na foto abaixo  o que eu chamo de gomo (na foto tem 3 gomos com 16 pompons grandes cada, porque já está arrematado). Isto é , fiz  15 carreiras + uma do arremate= 16) .Meu cachecol de 60 pontos ficou com 10 gomos destes. Deu para entender?

ARREMATANDO: Depois de deixar sobrando o fio com a quantidade de pompons que você precisa, arremataremos assim: Fazer 2 juntos em tricô ( no primeiro espaço), volta o ponto para a agulha esquerda.
Agora no 2º espaço, fazer 2juntos em t, volta o pt para a ag esquerda e de novo no mesmo espaço, 2j em tricô. (ou seja 2 j em t , 2 vezes no mesmo espaço)
No 3º espaço: (entre o pompom pequeno e o grande) 2j em t (só uma vez).
Agora você vai pegar a ponta do fio que está sobrando e vai passar todo este fio por dentro deste ponto. Eu segurei o ponto com a mão direita e passei  a ponta do fio por dentro do ponto e fui puxando com a mão esquerda. Não sou canhota . Deu deu certo assim e não embolou o fio. Ajeitar os pompons.

Aí nesta foto acima já estou arrematando. Na agulha direita tem um ponto (ficou escondido atrás do pompom pequeno) . Você vai fazendo assim , como explicado no item "ARREMATANDO",
até o final, porém terminar com um tricô e depois passa todo o fio por dentro do último ponto e pronto! Agora é só cortar o que sobrou . Não corto rente, gosto de cortar um pouco maior, queimar a pontinha com a chama de um isqueiro para não desfiar e escondo a ponta. Olhem os gomos aí abaixo.
 DICA: Uma boa dica para você calcular a metragem do seu cachecol é  a seguinte: Cada gomo deste de
pompons grandes  mais os pequenos que estão de cada lado dos grandes tem 6 pontos = 16cm. Então para saber quantos pontos você vai precisar é só calcular. Lembrando sempre de usar um nº de pontos divisível por 6. Ah! Os pontos cabem nas agulhas retas. Inclusive teci com 60 pontos usando agulhas curtas porque não achei as maiores, mas fica um pouco embolado para trabalhar, mas coube. Espero que as dicas sejam úteis . Quem gostar, pode comentar e quem tiver dúvida, pode perguntar. E se eu tiver postado alguma coisa errada depois corrijo porque já estou cansadinha, UFA!!! rsrsrsrs. Abaixo, fotos dos cachecóis prontos. OBS: roxo=foto pela metade. Preto=foto ruim. kkkk

BOM TRICÔ PARA VOCÊS.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

BLYTHE

Chegou!!!! Vejam que lindinha minha Victória, junto com a amiguinha do cabelo lilás, a Lucy (linda também). Meu filhote continua dizendo que minha boneca está estragada, com defeito e com sujeira na cara, por causa da pintinha no rosto. Mas ela é tão fofinha e ainda está tão longe de mim. :(

quinta-feira, 21 de abril de 2011

BLYTHE

Hoje vou falar um pouco (ou muito) sobre bonecas, especificamente sobre a Blythe. Visito muitos blogs de tricô e crochê e notei que várias destas blogueiras/tricoteiras/crocheteiras tinham uma ou mais bonecas destas e confeccionavam roupinhas para elas. A princípio a boneca não me agradou pois achei esquisita. A primeira impressão foi achar a Blythe estranha e bizarra, pois elas têm a cabeça e olhos enormes e totalmente desproporcionais ao corpinho. Mas à medida que vamos pesquisando sobre elas  acabamos nos apaixonando por estas criaturinhas. Elas parecem ter um pozinho mágico que nos enfeitiça e nos conquista com suas carinhas de menina carente e parecem estar dizendo pra gente: "Me leva". Como todos dizem elas não são bonecas para crianças. São bonecas colecionáveis e são uma paixão entre fotógrafos, costureiras, tricoteiras e crocheteiras. Então, cismei que também queria uma Blythe. Acho que fui enfeitiçada também, rsrsrsrs... Como aqui no Brasil não vendem Blythes, decidi comprar pela Internet, no Ebay. Confesso que temos de tomar coragem para desembolsar uma grana para comprar uma destas bonecas que não é barata. Comprei uma para mim e uma para minha filha (que também foi enfeitiçada, rsrsrs) e elas foram enviadas para os USA onde minha filha está, pois ela queria fotografá-las por lá. Elas vão conhecer os USA, eu não. Gostei de várias delas, mas escolhi uma "menos cara" e que tem um cabelão. É a Blythe Very Vick,que ainda possui uma marca de beleza (uma pintinha no rosto). Achei isto engraçado, mas é um charme. Meu filho disse que ela veio estragada e com sujeira na cara. Garoto sacana!!!! Eu batizei minha boneca de Victória, devido ao Vick e também porque foi uma vitória conseguir comprar uma, pois achava até impossível. Minha filha vai trazer quando voltar e espero que chegue aqui sã e salva. kkk. Ainda vou demorar colocar minhas mãozinhas nela. Mas não vejo a hora.
Já estou fazendo suas roupinhas. Na internet tem várias receitas de roupinhas, mas geralmente em Inglês, mas consegui traduzir algumas receitas com a ajuda do Tradutor Google, um dicionáro de Inglês e alguns dicionários de tricô que achei aqui:
www.http//linhasimaginarias.blogspot.com , aqui: http://www.tricoteiras.com/?p=101 e aqui: http://tricotarnomontijo.blogspot.com/ e me ajudaram bastante. Parabéns e obrigada às donas das postagens.
Sou movida à 3 "P"s - Paciência/ Persistência/Perfeccionismo
Paciência: Porque demorei horas para traduzir as receitas, olhando daqui e dali.
Persistência: Porque enquanto não faço um trabalho que eu quero, não sossego. Se outros fizeram , porque não vou conseguir? Eu tinha que conseguir fazer.
Perfecionismo: Porque se a receita não der certo, desmancho tudo e faço de novo. Só blusas eu penso duas vezes antes de desmanchar, mas se precisar, não hesito. Ou fica bem feito, ou não.
Baseada nestes conceitos já consegui traduzir receitas e fazer para as Blythes: um casaco em tricô, um gorro Cupcake (este deu trabalho para traduzir os tais de Nubbles), um gorro em crochê e um em tricô (estes dois últimos foram no olhômetro mesmo). Depois vou postar as fotos aqui no blog.
Para quem quiser conhecer as bonecas Blythes entrem neste site: www.http//weloveblythe.com.br
Tem tudo sobre elas . Eu ainda pretendo comprar mais umas que achei lindas, só não sei quando.
E para finalizar olha aí minha Blythe Victória é igual esta daí . Quando eu tiver fotos dela vou postar. Minha filha (guardiã da Victória)  vai me mandar fotos e quando eu colocar as mãos nela, vou fotografar com as roupinhas que estou fazendo. Não se assutem com o cabeção. Ela não é simplesmente Linda!!!!!!

 

sábado, 16 de abril de 2011

UMA SEMANA DE BLOG

Hoje meu Blog está completando uma semana de existência :) (rsrsrsrs...). Ainda pretendo postar muita coisa legal aqui e dar muitas dicas. Quero agradecer à minha filha que mesmo à distância me ajudou a criar este Blog. Valeu filha! Obrigada. Te amo muuuuuuiiiiiiiito!!!!!!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BLUSA

Fiz esta blusa que ficou bem bonita mas com um porém: Ficou bem certinha. Meus pontos são apertadíssimos e tudo que faço fica pequeno. Tenho que me habituar a usar agulhas mais grossas, mas só me lembro deste detalhe depois que o trabalho está pronto. Já fiz uma blusa tamanho 42 para minha filha, que quase não coube em mim que uso manequim 38/40. Cachecol e outros trabalhos eu desmancho tudo se não ficar bom, mas blusa , haja paciência!!!
Usei  a mesma lã (pingouin Botonê, na cor 701-nínive) e agulhas indicadas na receita, mas..... se eu engordar..., já era... rsrsrsrs...
Olha ela aí! A foto está bem prejudicada.
A receita está na revista abaixo -maravilhosa -(que aliás tem vários modelos que pretendo fazer):

ESTOLA

Esta estola marrom é muito bonita e chique. São usados 4 novelos do fio Cisne Elegance e 2 de Passion 100g. Parece que agora só encontramos o Passion com 50g. A minha foi feita com o fio Cisne Cetim, já que não encontrei os 4 novelos de Elegance marrom. Todos pensam que a gola foi feita com algum tipo de pelo, mas é simplesmente uma gola tecida com o Fio Passion. Ainda não usei e espero não ficar com cara de vovó quando colocar a estola, kkkk. A estola da segunda foto é a minha. A da primeira  foto é da Vitória Quintal. Foi fotografada quando ela veio em minha cidade e trouxe para ensinar. Aliás, quem ainda não conhece a Vitória Quintal, tem que conhecer. Ela ensina coisas maravilhosas e nas duas vezes que veio em minha cidade eu tava lá, rsrsrs. E tenho todas as revistas dela. São trabalhos fáceis de fazer e muito bonitos. Ela é um amor de pessoa  tem o dom de ensinar. O site dela é: http://www.vitoriaquintal.com.br/.
Esta á a estola da Vitória Quintal:

Esta á minha estola:

A receita está nesta Revista  nº 06

sábado, 9 de abril de 2011

BICHINHOS EM CROCHÊ

Adoro coisas fofinhas! Bonecas, bichinhos de pelúcia, de tricô e de crochê. Fiz este poodle de crochê que ficou um pouco vesguinho, porque o olhinho que coloquei nele é daqueles que se mexem quando balançam. É fácil de fazer e acho uma boa opção para colocar em cestas de presentes de aniversário. É feito com a lã Super Bebê e a Sweet da Cisne. Não sei se com outra lã de pompons ficaria bom, já que a Sweet sumiu do mercado. Pretendo fazer um com pompons na cor rosa, pois tenho a Sweet das minhas compras de 2010.
 A receita está neste site:
http://www.coatscrafts.com.br/


CACHECOL

Meu primeiro post de tricô são trabalhos feitos em 2010, na febre dos pompons. Fiz estes dois cachecóis e a pelerine cinza, que ficou um pouco curta. Tenho um novelo de lã para aumenta-lá, mas dá uma preguiça de mexer depois de pronto... Deixa o frio chegar que eu tomo coragem. Rsrsrs... Estes trabalhos foram feitos com o maravilhoso fio Sweet da Cisne. Pena que este fio sumiu, mas a compulsiva aqui comprou novelos de todas as cores na época. Dá para notar pela foto. Ainda tenho cores a serem trabalhadas. A foto não está muito boa. Vou precisar de uma câmera nova para postar fotos no blog porque a minha levou um tombo e anda um pouco prejudicada.

MEU BLOG NASCEU!!!

Finalmente criei meu Blog de Tricô e Crochê. Este desejo já fazia parte de minha rotina há muito tempo, mas sempre tinha uma pedra no caminho e só ficava na vontade. Quero compartilhar aqui meus trabalhos com todos os amantes do tricô e crochê . Espero poder trocar idéias e esclarecer dúvidas neste incansável e maravilhoso mundo do artesanato.